A História do nosso prato regional
Onde surgiu e quem inventou este prato?
•Jacinta do Carmo Bucho, alentejana de gema, trabalhadora de mão cheia, de tenra idade já o trabalho doméstico não tinha segredos para ela, tendo passado por várias casas de família como doméstica, foi descobrindo a pouco e pouco os grandes dotes para a culinária e acabou por se dedicar á sua verdadeira vocação e enveredou para a industria hoteleira.
•Em 1956 foi admitida como cozinheira da recem-inaugurada Pousada de Elvas (1955). Foi então, que Jacinta se dedicou com grande sucesso à confecção de novos pratos, entre os quais o famoso Bacalhau Dourado, que se tornou célebre em todo o País e também na vizinha Espanha.
•A pousada de Elvas vivia anos de esplendor, sendo frequentada pelas personalidades mais conceituados como chefes de Estado e Casas Reais de Espanha e Itália.
•Vinham frequentemente à Pousada Elvense, degustar o afamado Bacalhau Dourado, o Primeiro-Ministro da época, Dr. António Oliveira Salazar, Amália Rodrigues, grande fadista do nosso país, os pais do actual Rei de Espanha D. Juan Carlos de Borbon e o Rei Humberto de Itália, entre outros.
•Após a sua passagem pela Pousada de Sta. Luzia, Jacinta Bucho decidiu criar o seu próprio negócio e a Estalagem do Beco de Penas passou a ser o local de referência para o Bacalhau Dourado em Elvas.
•Jacinta Bucho faleceu aos 69 anos, deixando um legado de coragem, árduo trabalho e sem duvida de sucesso, de alguém que se dedicou a um dom e dele fez história, a história do Bacalhau Dourado.
Boa tarde!
ResponderEliminarComo eterno curioso gastronómico, sabe-me dizer onde é que eu posso agora degustar o verdadeiro Bacalhau Dourado, tendo encerrado a Pousada de Elvas?
Cumprimentos.
Boa Noite
ResponderEliminarVenho Por este meio Informa-lo de que já se pode degustar este prato tradicional de Elvas na Casa que viu nascer, outrora Como Pousada de Santa Luzia, actualmente como SL Hotel- Santa Luzia